Marcou presença no Polo da UAB de Panambi, nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2014, a Professora Doutora Thaís Philipsen Grützmann, representando os professores de Estágio e demais professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sua visita foi realizada com o intuito de proporcionar uma relação mais próxima entre a UFPel, Licenciandos e Escolas do Município de Panambi e Condor. No dia 13 de fevereiro a Professora Thaís teve um encontro com os Professores Orientadores de Estágio Supervisionado e Tutores Presenciais do curso e, posteriormente, com os Licenciandos do curso de Matemática, abrangendo diversos assuntos relacionados ao funcionamento e organização do curso e suas atividades curriculares, bem como, dúvidas e questionamentos dos alunos.
No dia seguinte, 13 de fevereiro, a Professora realizou visita às Escolas de Ensino Médio de Panambi e Condor, buscando apresentar o Curso de Licenciatura em Matemática, sua estrutura e objetivos, quanto ao ensino, aprendizagem e formação de Professores de Matemática, visando um vínculo maior entre Universidade e Escola, bem como, mostrar que há uma grande equipe por de trás do Estagiário, dando o suporte necessário e auxiliando-o em sua preparação e formação docente. Além disto, estas visitas marcaram a seriedade da Educação à Distância quanto à formação profissional do aluno, enfatizando que a formação de um professor constitui-se a partir de sua prática, formalizando a importância dos estágios para a preparação do aluno para a prática docente, considerando a apresentação curricular dos Estágios Supervisionados, marcados por dois Estágios na Educação Formal e dois Estágios na Educação Não-Formal, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A visita da Professora Thaís foi de grande importância para o Polo, sua Equipe, Orientadores de Estágio, Tutores e, principalmente Licenciandos, pois marca a preocupação e importância dos mesmos frente à Universidade e Coordenação do Curso, considerando a qualidade de sua formação e aprendizado, evidenciando a prática dos estágios e reflexão sobre ela, para uma constante formação e aprendizado, enfatizando a seriedade e importância do Ser Professor em uma Instituição de Ensino. Conforme Paulo Freire (1991, p.58) "Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro a tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática."
Raquel Taís Breunig
Coorientadora de Estágios - Polo UAB/Panambi
Mestranda em Educação nas Ciências e Licenciada em Matemática - UNIJUÍ
Professora Universitária de Matemática
VEJA AS FOTOS!