O curso de Pedagogia é ofertado na modalidade Licenciatura - EAD. A área de conhecimento do curso é classificada como EDUCAÇÃO. O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão. Reconhecido pela Portaria n. 177/2013/MEC, publicada no DOU, DE 19/04/2013.
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Modalidade
Á Distância com cronograma de provas e atividades presenciais no Polo.
Perfil desejado do formando
O Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância habilita o egresso a atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA. (Diretrizes Curriculares da Pedagogia, 2006).
Este profissional precisará desenvolver saberes docentes que incluam conhecimentos teóricos e práticos no campo da educação e dos conhecimentos que irão mediar sua atividade nas instituições escolares e não -escolares. Deverá ser capaz de criar e produzir propostas educativas para as diferentes realidades escolares, trabalhando coletivamente, elaborando e mediando a construção de materiais didáticos apropriados às realidades nas quais estiver inserido.
Também se faz necessário que esse profissional assuma uma postura política e ética, que estimule a difusão e a construção do conhecimento, possibilitando aos seus futuros alunos condições de descoberta (ou redes coberta) do prazer de aprender.
Entendemos que a ação pedagógica do profissional da Pedagogia, precisará ser embasada no diálogo, cooperação, iniciativa, participação e criatividade. Neste sentido, é importante que, esse profissional seja um pesquisador d a sua prática pedagógica, que pode ser desenvolvida em vários âmbitos da Educação Básica e dos espaços escolares e não-escolares.
A tarefa do pedagogo é extremamente complexa, exigindo decisões imediatas e ações, muitas vezes, imprevisíveis. Nem sempre há tempo para distanciamento e para uma atitude analítica como na atividade de pesquisa. Isso não significa que o licenciado em pedagogia não deva ter um espírito de investigação. É extremamente importante que ele aprenda a observar, a formular questões e hi pótese e a selecionar os instrumentos e dados que o ajudem a elucidar seus problemas e a encontrar caminhos alternativos na sua prática pedagógica. E nesse particular os cursos de formação têm um importante papel: o de desenvolver, com os professores, essa atitude vigilante e indagativa, que os leve a tomar decisões sobre o que fazer nas suas situações de ensino, marcadas pela urgência e pela incerteza (ANDRÉ apud ANDRÉ, 2001, p.59).
O Curso de Pedagogia a Distância deve abranger conhecimentos e habilidades que constituam base consistente para a formação do profissional/educador, capaz de atender ao perfil exposto. Nesse sentido e com base nas diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia, Licenciatura, faz -se necessário que ele esteja apto para:
- atuar com ética e compromisso nos diversos espaços de atuação profissional;
- compreender, cuidar, educar e promover o desenvolvimento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- reconhecer e respeitar a divers idade manifestada por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
- vivenciar criticamente as práticas educativas existentes nos espaços escolares e não-escolares;
- participar na gestão das instituições, contribuindo para a elaboração, desenvolvimento e avaliação dos seus projetos orientadores;
- promover e facilitar as relações de cooperação e trabalho em equipe nos diversos segmentos da sociedade, família e comunidade;
- assumir uma postura investigativa diante do contexto profissional, social e político que circunda os espaços escolares e não -escolares.
Áreas de atuação
A área de atuação do licenciado em Pedagogia, a partir da publicação das diretrizes curriculares pelo Cons elho Nacional de Educação foram ampliadas, porém apresenta a preocupação em não constituir -se em uma formação generalista. Dessa maneira na Resolução nº1 CNE/CP D.O.U. de 16 de maio de 2006, no seu artigo terceiro, parágrafo único define como formação o central:
I o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II a pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino. (Res. CNE/CP)
Essas peculiaridades do licenciado em pedagogia possibilitam que possa atuar nas funções de magistério da Educação Infantil, anos iniciais do Ensi no Fundamental e etapas iniciais de EJA, bem como em outras áreas que sejam previstos conhecimentos pedagógicos, pois: “o estudante de pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão...” (Artigo 3º Resolução nº1 CNE/CP de 16 de maio de 2006).
Essas características apontam para as necessidades contextuais do Brasil, que necessita de profissional formado para atuar em diferentes contextos, respeitando as especificidades dos sujeitos participantes dos espaços escolares e não -escolares nos quais vai atuar.
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