Formação Docente para disciplinas de Libras como 1ª e 2ª língua e Língua Portuguesa como 1ª e 2ª língua.
Situação Legal
Reconhecimento - Portaria - 137/2021 - SETI, Diário Oficial do Estado - 05/10/2021
Projeto Político-Pedagógico
Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018: AQUI
Modalidade
Á Distância com cronograma de provas e atividades presenciais no Polo.
Perfil do Profissional
Ao estabelecer o perfil do profissional que pretende formar, o Curso de Letras Libras da Unioeste, campus de Cascavel, leva em consideração: a) o tipo de clientela (a origem dos alunos, o nível de conhecimento que têm ao ingressarem na Universidade, o nível de leitura, o domínio da linguagem escrita que apresentam e o conhecimento que possui sobre a área da surdez, esta última não é considerada como pré-requisito de ingresso); b) o contexto em que se processa o ensino e a aprendizagem (o curso é oferecido à distância com encontros presenciais apenas uma vez por mês, assim a clientela poderá ser composta, por alunos, na maioria, trabalhadores, que se deslocam de diferentes municípios e estados); d) a forma de ingresso na Universidade. O graduando em Letras/Libras para o ensino das disciplinas de Libras como 1ª e 2ª Língua e Língua Portuguesa como 1ª e 2ª língua, deverá compreender que a complexidade do ensino tanto da Libras quanto do português atenderá necessidades específicas considerando as manifestações das suas diferentes estruturas, bem como o público alvo exposto a sua aprendizagem. Diante disso, o perfil do graduando para o ensino de Libras e português ambas como L1 e L2 deverá incluir: a) aptidão para atuar como professor da língua brasileira de sinais nos diferentes níveis de ensino seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo; b) aptidão para atuar como professor da língua portuguesa como L1 e L2 nos diferentes espaços educacional envolvendo, principalmente, o ensino do português como L2 para surdos; c) conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras e da Língua Portuguesa; d) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de Libras e português como L1 e L2; e) Capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.
Campo de Atuação
Formação do Professor de Libras e Língua Portuguesa: - Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior (presencial ou EaD); - Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade de Educação Especial para surdos; - Escolas de Idiomas que ofertarem cursos de Libras; - Cursos livres de Libras.
Matriz Curricular: AQUI
Saiba mais: https://www.unioeste.br/portal/